Na minha experiência como dermatologista, uma das piores mazelas a afetar a nossa auto-estima é a queda de cabelo! Não tem homem ou mulher que não se desespere ao perceber que o cabelo está caindo ou que está ficando com falhas no topo da cabeça.
Os cabelos podem estar caindo por várias causas: genética, falta de vitaminas, infecções como COVID, problemas de tireóide ou simplesmente estresse! E mesmo que seja apenas por exaustão mental, temos que tratar a queda com muita disciplina e carinho com o paciente. Se não tratarmos ele, além do estresse, começará também a ter problemas de auto estima. E saúde mental também é saúde!
A maioria das pessoas conhece só aquele famoso tratamento domiciliar com vitaminas (tipo pantogar), finasterida e minoxidil. Acham que se não tiverem sucesso com esses medicamentos precisam passar direto pro tratamento cirúrgico do implante. Mas então, quais tratamentos podemos fazer entre um e outro?
Através da avaliação do paciente, eu escolho diversos ativos que fazem crescer cabelo como vitaminas, silício, extratos de células tronco, pantenol, minoxidil, aminoácidos. Essa grande poção mágica com tudo que faz crescer cabelo é colocada numa seringa e com uma agulha menor que a de botox injetamos diretamente no couro cabeludo. É como se essa overdose de nutrientes forçasse o cabelo a crescer mais robusto e mais rapidamente. Recomendo em geral seis sessões intervaladas a cada mês, mas o resultado já é visível desde a primeira aplicação.
Também é uma forma de injetar vários tipos de medicamentos para crescer cabelo diretamente no couro cabeludo. A diferença é que a aplicação é feita com uma máquina de tatuagem (que em vez de injetar tinta, vai injetar remédios para fortalecerem o folículo piloso). Ademais, a penetração das agulhas de tatuagem estimula a criação de novos vasos sanguíneos que irão nutrir muito melhor o cabelo.
O tratamento a laser no couro cabeludo não mata os fios. Pelo contrário, o estímulo térmico estimula bastante o crescimento do folículo.
Dr. André Marinho © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS