Após terminar minha especialização em dermatologia, comecei a me dedicar também à minha segunda paixão, a neurociência do comportamento humano. E, ao progredir nos meus estudos, percebi que existe uma íntima relação entre a nossa face e a nossa identidade!
Isso é facilmente compreendido quando pedimos para imaginar, por exemplo, a nossa mãe. Imediatamente quando pensamos em uma pessoa, vem em nossa mente a imagem do rosto dela! E nosso rosto transmite muito sobre nossa personalidade! Olhos grandes transmitem a idéia de que a pessoa é muito emotiva; um nariz em pé sempre passa uma sensação de uma pessoa arrogante; uma mandíbula muito quadrada e definida comunica não só sensualidade, mas também agressividade!
O papel do melhor dermatologista é aprender todos os sinais que o rosto do paciente transmite para saber modular a força dessa informação!! Uma aparência cansada prejudica, por exemplo, a pessoa no ambiente de trabalho. Ela vai ser vista até mesmo como “menos competente” que os demais funcionários. Da mesma forma, um preenchimento labial exagerado também pega mal em todos os ambientes sociais (a não ser no Instagram!)
O estudo da neuropsicodermatologia (NPD, que é o casamento da neuropsicologia do comportamento com a dermatologia) é imprescindível para conseguirmos um resultado natural. Diferente da famigerada “harmonização facial” em que os profissionais repetem o mesmo padrão de beleza em todos os pacientes e os deixam todos com o mesmo rosto, a NPD busca ressaltar nossas individualidades deixando a nossa beleza única.
Através de um questionário neuropsicológico de 12 minutos pré-consulta, conseguimos qualificar os maiores traços da personalidade do paciente. Avaliamos introversão e extroversão, racionalidade e emotividade, a maneira que resolvemos tarefas… Pegamos várias informações que ajudam a dizer qual o tipo de beleza seria melhor pra você como indivíduo. Se a pessoa é ágil e dinâmica, vamos construir um tipo de beleza para essa paciente. Se é conservadora e clássica, já teremos uma abordagem completamente diferente do tipo de beleza que iremos construir em seu rosto.
A grande vantagem é que a paciente não deixa de se reconhecer após o procedimento. Pelo contrário, ela fica se conhecendo MAIS! Vai aprender durante a consulta como ela é vista pelos outros, bem como vai saber quais são seus pontos fortes. E no final temos o melhor de tudo, que não é mais apenas um tratamento de beleza. É um tratamento de auto estima e que deixa a pessoa mais leve, mais feliz, mais desenvolta na sua vida social e mais produtiva no trabalho. É um tratamento holístico de corpo, mente e alma!
Dr. André Marinho © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS