Como dermatologista, essa é a parte que mais gosto de trabalhar, pois é a que mais utiliza os dons artísticos do seu médico, e esse tipo de vocação não dá para aprender em cursos e aulas!!
Pois bem, eu sempre explico para os meus pacientes que se a pele fosse um muro, as células seriam os tijolos e o ácido hialurônico seria o “cimento” que junta tudo. E hoje em dia esse produto é fabricado de forma bioidêntica pela indústria (então não causa alergias) e vem preparado já em seringas para a aplicação.
Já tendo vinte e um anos de experiência como injetor de ácido hialurônico, vi de tudo nesse mundo. Vi o uso de produtos horríveis como o PMMA e silicone, e vi profissionais pouco qualificados: médicos e não-médicos procurando esse mercado por achar que ficarão ricos fazendo estética. E a consequência disso é péssima: a maioria das pessoas que escuta falar sobre preenchedores de ácido hialurônico, principalmente quando escutam o termo “harmonização facial” automaticamente pensa em resultados artificiais e exagerados, quase uma caricatura!!
Bem, preencher é como fazer uma maquiagem. Tem mulher que levanta da cadeira do maquiador linda, natural, com aspecto saudável. Já outras, saem parecendo umas palhaças de tanta maquiagem! Não é nem questão de valor pago no trabalho, mas sim de escolher um profissional de bom gosto e bom senso. Até entre as celebridades milionárias, algumas envelhecem com procedimentos tão naturais que ficamos pensando “o que ela faz?”. Já outras celebridades, pensamos, “ela tem tanto dinheiro, por que fez procedimentos que a deixaram tão esquisita?”.
Sobre o procedimento, um bom dermatologista é capaz de preencher qualquer área do rosto, mas, sem dúvidas, as áreas mais populares de preenchimento são olheiras fundas e escuras e os lábios!! Por serem áreas pequenas, é utilizado pouco produto tornando o procedimento rápido (dez minutos), pouco dolorido e não precisando se afastar do trabalho. Combina muito bem com o famoso tratamento botox, que complementa o resultado final tirando as ruguinhas dos pés de galinha!
Às vezes, os pacientes me perguntam como eu consigo resultados tão bonitos e naturais usando tão pouco ácido hialurônico no rosto do paciente. Bem, eu tenho essa técnica que poucos dominam. Enquanto o ácido hialurônico me permite AUMENTAR volume em áreas específicas do rosto, posso também DIMINUIR volume em outras áreas (a maioria dos profissionais só sabe aumentar, por isso ficam com aquelas caras enormes e pesadas da harmonização facial).
Os esvaziadores de gordura facial são novas enzimas lipolíticas bem seguras e que são os responsáveis por garantir naturalidade e leveza aos tratamentos da face. Com o envelhecimento, todas as camadas da pele vão se modificando. A pele vai se tornando flácida; os ossos vão sendo reabsorvidos; e a gordura que recobria a área de olheira e que tampava o afundamentos das têmporas, vai toda para o terço inferior do rosto pela ação da gravidade.
Na prática, isso vai aparentar um rosto com o aspecto de desabado nas mulheres de cinquenta anos. As mais novas vão sentir a formação de uma bolsinha tipo “de buldogue” na mandíbula chamado jowl. Para essa gordura que já está desabada, não existe chance de reposicioná-la nem com cirurgia e nem com fios. A melhor opção é usar os esvaziadores de gordura e a remover dali.
Essas enzimas esvaziadoras podem ter várias formulações, algumas são sintéticas e outras são derivados vegetais como alcachofra e café, cabendo ao dermatologista especialista escolher a melhor para seu caso. As que eu uso na minha prática clínica são aplicadas em seringas de insulina (como as do botox, que são bem fininhas para paciente não sentir dor) e são aplicadas através de diversos furinhos na área do rosto a ser tratado. Podemos usar técnicas de maquiagem até mesmo para criar um “efeito blush” no centro do rosto do paciente!!
São feitas geralmente três sessões, uma vez por mês, por três meses. Não precisa se afastar do trabalho em nenhum momento. O efeito colateral mais comum seria um leve roxinho causado pela agulha que passa em uma semana e é perfeitamente escondido por um filtro solar com base. É um tratamento dermatológico bem procurado em Brasília pela comodidade da aplicação, pelo resultado expressivo, porém natural, e por ter um valor bem acessível!
Podem ser associadas com o ultrassom microfocado (Ultraformer® Atria®) para intensificar o resultado em rostos mais gordinhos. Você pode ouvir esse procedimento ser chamado de “bichectomia química” por emagrecer o rosto sem precisar da tal cirurgia!
Explicamos no site diversos tratamentos para as diversas queixas com que os pacientes chegam até a clínica! Porém, como tudo na vida, a prevenção é o melhor tratamento. Então, antes de os problemas chegarem, ficam as dicas de em que investir a cada idade!!
Dr. André Marinho © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS